Que tipo de acelerador de partículas irá suceder o LHC (Large Hadron Collider)? Pode até ser prematuro já perguntar isso, mas isso foi uma das questões discutidas na International Conference on High Energy Physics em Paris (traduzindo literalmente: Conferência sobre as altas energias físicas) .
Foram propostos 2 aceleradores para suceder o LHC: o International Linear Collider (ILC) e o Compact Linear Collider (CLIC). O ILC irá juntar elétrons e pósitrons em um acelerador de 35 quilômetros, e o CLIC irá colidi-los em uma máquina menor mas os acelerará mais para apresentar maiores energias.
Então, quando o próximo colisor será escolhido? Nenhuma decisão ainda foi feita até o LHC realizar descobertas que vão além ao modelo primário da física de partículas, como uma evidência das particulas "supersimétricas". Isso indicará qual máquina será mais apropriada para explorar mais afundo as propriedades das novas partículas.
"Tenho esperança, isso pode ser em 2012, mas será mais realista em torno de 2015," disse Rolf-Dieter Heuer, diretor geral da CERN, laboratório de partículas físicas perto de Geneva, Suíça, durante uma conferência a respeito das questões discutidas na International Conference on High Energy Physics. Ele reconhece que levará mais de 5 anos para ter segurança de tudo e determinar quem guiará o projeto.
Plano de carreira do LHC
É esperado que o LCH funcione até 2030. Em 2020, passará por atualizações para aumentar o número de colisões de partículas e produzir mais dados. Isso pode ser feito tanto aumentando o número de partículas circulando dentro da máquina quanto concentrando elas em um raio comprimido, diz Heuer.
Existem planos para desligarem o LHC em 2012 para reparos, o que poderá durar até 15 meses, de acordo com o plano de 10 anos apresentado por Steve Myers, diretor de aceleradores e tecnologias do CERN. Após isso, a máquina ira funcionar até o fim de 2015 e depois passará por mais 15 meses de pausa para começar o primeiro passo para a atualização.
-É gente, espero que dê tudo certo até lá, quero saber quando irão provar se realmente existe o Bosón de Higgs...